quinta-feira, 20 de abril de 2017

Resenha do livro Uma vida sem limites



Uma vida sem limites
Nick Vujicic
Inspiração para uma vida absurdamente boa                                                         248 páginas
Tradução de Renato Marques de Oliveira
Editora Novo Conceito                                                                                                12 capítulos
                                          2012                  quarta edição

Nick nasceu sem braços e sem pernas no dia 04 de dezembro de 1982.
O objetivo do livro é encorajar o leitor a encarar seus próprios problemas e dissabores no intuito de encontrar o sentido de sua própria existência e o caminho para uma vida absurdamente boa.
Primeiro capítulo
Ele diz : muitas vezes achamos que a vida é injusta. Sou verdadeiramente abençoado e feliz. Algumas crianças cruéis me chamavam de aberração e alienígena. Se você não consegue um milagre, torne-se um. Sou uma obra de Deus, criado de acordo com o plano que Ele designou para mim. Reserve alguns minutos para pensar nas limitações que você mesmo impôs à sua vida, ou que permitiu que outras pessoas impusessem. Quando você desiste de seus sonhos, coloca Deus dentro de uma caixa. Podemos decidir ser indivíduos que dão importância apenas às decepções e insistem em enfatizar as falhas e deficiências, podemos decidir ser pessoas amargas, raivosas ou tristes. Enquanto você estiver respirando, tem uma contribuição a dar. Por mais desesperada que a sua vida possa parecer, existe esperança. Apenas desejar mudar não muda nada. A felicidade pode surgir em qualquer circunstância e situação, desde que depositemos nossa total confiança em Deus. Há outros fatos na vida de que não temos culpa e que não temos o poder de impedir.

Segundo capítulo
Acho que a vida só nos dá o que temos condições de suportar. Mesmo que de vez em quando se sinta sozinho, tenha em mente que é muito amado. Às vezes nossas orações não são atendidas, tragédias acontecem, perdas horríveis e terríveis sofrimentos, calamidades e desgraças ocorrem frequentemente. Se seu sofrimento é um fardo, tente aliviar o sofrimento de outra pessoa. Tenha coragem de batalhar por seus sonhos. É normal sentir tristeza mas não devemos deixar que ela nos domine. As situações de desespero são comuns a todos os seres humanos. Obstáculos e desafios devem ser encarados como experiências e aprendizagem. A desvantagem de hoje pode ser a vantagem  de amanhã.

Terceiro capítulo
Há períodos de nossa vida em que não conseguimos achar uma saída, e é aí que a fé entra em cena. A ajuda pode vir de lugares inesperados. Você não deve desistir diante dos obstáculos e nem fugir deles. A paciência é essencial. Muitas vezes nossas perguntas não são respondidas imediatamente. Você nunca pode mudar o futuro. Se no agora não dá paraver uma saída não quer dizer que ela não exista.

Quarto capítulo
Se não nos aceitarmos quando jovens e saudáveis como iremos nos aceitar à medida que envelhecermos e aparecerem os problemas normais da idade avançada. Em vez de concentrar as atenções em  suas imperfeições, fracassos e erros, concentre-se nas suas bênçãos e na contribuição que você pode dar ( talento, trabalho, caridade ). Se você não se aceitar isto o levará à autodestruição e ao isolamento. Você deve se amar como um reflexo do amor divino.

Quinto capítulo
Não temos controle sobre o que acontece conosco mas podemos controlar nossa reação em resposta aos problemas. Depois de curtir a fossa, choramingar, lamuriar e derramar um rio de lágrimas readquira o domínio de si, reanime-se, recomponha-se, faça um ajuste de atitude. Acredito muito no poder da gratidão. Quando não temos aquilo que achamos que é de nosso direito nos sentimos inquietos nos sentimos roubados e ofendidos, inquietos e incomodados, buscamos culpados e exigimos que outras pessoas  paguem por nosso desconforto. È tedioso, improdutivo, nada recompensador, nada gratificante ficar perto de alguém que só sabe choramingar e lamuriar o tempo todo. Até mesmo a pior tragédia pode propiciar oportunidades para boas ações. Você vai ter que passar por períodos de raiva e ressentimento para chegar ao perdão. A raiva, durante muito tempo, causa estresse físico e psicológico, enfraquece o sistema imunológico e debilita os órgãos vitais. Se apegar a mágoas e feridas dá poder de controle às pessoas que nos machucaram. Desculpar a si mesmo é tão importante quanto perdoar aos outros.

Sexto capítulo
Lidamos com temores reais e imaginários. Fique feliz por possuir medos mas não deixe que os medos o possuam. O medo é capaz de refreá-lo e impedir que você seja a pessoa que quer ser.



Sétimos capítulo
Todo mundo fracassa. Perder não faz de você um perdedor. Reconheça seu próprio valor, mantenha uma atitude positiva. Trabalhe com afinco. Treine. Lembre-se : paciência é uma virtude. Não é vergonha falhar, errar, tropeçar, fracassar ou estragar tudo.

Oitavo capítulo
Nada permanece igual para sempre. Culpar os outros não adiante nada. Temos que assumir a responsabilidade de nossas vidas.

Nono capítulo
Temos que confiar em nossa habilidade de ler a linguagem corporal, o tom de voz, a face e o olhar das pessoas. Temos que aprender  a ouvir e sentir o que está por trás das palavras. Entender, avaliar e agir, é o segredo. Saber como agir é essencial ( numa Igreja temos que agir diferente dum parque ). É preciso respeitar o local em que se está. Nossas expressões e nossa linguagem corporal regem laços pessoais. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Conheça suas limitações. Um cuidador é um amigo com quem compartilhamos idéias, que nos dá conselhos e opiniões, que nos incentive. São nossos guias para a vida. De vez em quando eles nos dão choques de realidade ou um belo chute no traseiro. As opiniões não precisam ser aceitas e sim respeitadas. Nem todas as pessoas que conhecemos estão dispostas a nos ajudar. Nossos entes queridos devem ficar o mais perto de nós e temos que trata-los como bens preciosos.

Décimo capítulo
Você é responsável por seu próprio sucesso. Acredite em si mesmo, nas suas possibilidades, em seu valor. Lembre-se que nem toda oportunidade vale a pena aproveitar. Você precisa ser fiel a seus valores. Mantenha-se forte. Para trabalhar por seus sonhos você precisa agir. Se não tem o que quer, pense em criar o que quer. Na vida enfrentamos momentos de frustração, raiva e tristeza. Nem todas as oportunidades são iguais. Pense nas coisas. Escolha com sabedoria. As decisões que tomar hoje acompanharão você  no futuro. Avalie tudo com cuidado. Em vez de se lamuriar por um problema encontre uma solução criativa.

Décimo primeiro capítulo
Ouse ser brincalhão, ria de si mesmo. Reserve tempo para curtir com seus entes queridos. Encare os fatos. Não dá para controlar tudo que acontece a seu redor. Não se apresse nem faça nada precipitado. Não temos a menor idéia do que Deus planejou para nós. Cada um de nós pode incrementar a idéia de Deus.

Décimo segundo capítulo
Pequenos gestos podem ter mais valor que grandes doações. Devemos fazer o que pudermos todos os dias. Quando você faz coisas boas para os outros as bênçãos voltam todas para você. Deus tem um propósito grandioso em sua vida. Viva sem limites.

Estas são pequenas frases que achei interessantes nos 12 capítulos lidos.
Vamos agora à resenha ou resumo.
Primeiramente vamos descobrir o que é uma resenha , como fazê-la com um pouco de capricho.
Resenha é uma abordagem para relacionar as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos relevantes sobre ele. Pode ser opinativo. Uma resenha pode ser descritiva ou crítica. Resenha é um texto que serve para apresentar outro ( que é o texto base ), desconhecido do leitor. É uma idéia resumida dos assuntos tratados mais o maior número de informações sobre o trabalho. Ela deve criar interesse no leitor.
Resenha resumo é um texto que se imita a resumir sem julgamento, é informativo.
Resenha crítica é um texto que além do resumo faz uma avaliação apontando aspectos positivos e negativos. É informação e opinião. É chamado de recensão crítica.
O resenhista deve ter conhecimento na área. O objetivo é divulgar objetos de consumo cultural como livros, filmes, peças teatrais, etc. a resenha em geral é vinculada por jornais e revistas.
O que deve constar na resenha : a resenha pode citar a obra com autor e do que se trata
- título ( título do livro e título da resenha ) ou  ( título da resenha, nome do livro com data de publicação )
- referência bibliográfica da obra (  nome do autor do livro, título da obra, nome da editora, data da publicação, lugar da publicação, número de páginas, preço )
- dados do autor da obra resenhada
- resumo ou síntese do conteúdo ( pode-se agrupar num ou vários blocos os fatos ou idéias do objeto resenhado ) ou ( resumir com ordem nos fatos, nas partes, nos capítulos )
- avaliação crítica ( deve estar presente desde a primeira linha, o tom da resenha pode ser : moderado, respeitoso, agressivo, etc. )



Tipos de resenha :
1.      Resenha acadêmica
- crítica ( identificação da obra, apresentação da obra, descrição da estrutura como número de capítulos, seções, número de páginas, ... ; descrição do conteúdo = feito em 03 ou 05 parágrafos; análise dando opiniões; recomendação da obra = para que  público  você acha que a obra é válida; identificação da vida do  autor; assinatura e identificação do resenhista com nome, cursos, etc. )
- descritiva ( tudo da acadêmica menos a análise )
- temática ( são análises de vários textos que falam sobre os mesmos assuntos na obra resenhada . apresentação do tema e do motivo de ter escolhido este tema; resumo dos textos um de cada vez em parágrafos. No início diga o nome do autor e explique o que o autor diz sobre o assunto. Conclusão com opinião sobre o tema tratado. Mostre as fontes e referências bibliográficas. Assine e identifique o resenhista com nome, descrição acadêmica, etc. )

Agora veja minha resenha sobre o libro escolhido

Resenha do livro = uma vida sem limites, inspiração para uma vida absurdamente boa
Autor = Nick Vujicic   2010
Tradução = Renato Marques de Oliveira
Editora = Novo Conceito
 Ribeirão Preto, São Paulo;  2011; 255 páginas;  4ª edição;  2012
Composição = introdução, 12 capítulos, agradecimentos, fontes
Título original = Life Without Limits

Capítulo 01                    Se você não consegue um milagre torne-se um
Aqui, Nick se apresenta “ por mais imperfeito que eu seja, sou o perfeito Nick Vujicic”... Sou uma obra de Deus, criado de acordo com o plano que ele designou para mim “. Uma grande lição neste capítulo é que ele compreendeu que o que havia de errado não era seu corpo e sim as limitações que os outros impunham a ele.

Capítulo 02                  Sem braços, sem pernas, sem limites
Este capítulo é uma alusão a ter confiança em Deus e na melhor maneira de ser feliz. “ Tentar aliviar a dor de outra pessoa “.

Capítulo 03               Confiança total no coração
É um capítulo dedicado à fé.

Capítulo 04              Ame a pessoa perfeitamente imperfeita que é você
É um capítulo de aceitação pessoas. “ Em vez  de concentrar suas atenções nas imperfeições, fracassos e erros, concentre-se nas suas bênçãos e na contribuição que você pode dar ... um talento, um conhecimento, sabedoria, criatividade, trabalho duro ou alma caridosa”.

Capítulo 05           Atitude é altitude
Aqui é afirmado que não existe como ter controle sobre o que nos acontece mas que podemos controlar nossas reações tais como a gratidão, empatia, perdão, atitudes...

Capítulo 06         Sem braços, mas não um João sem braços
O grande conselho aqui apresentado é sentir medo mas não deixar que o medo possua você, impedindo-o na realização de seus sonhos. Nossos medos arraigados podem ser reconhecidos nos famosos  “ SE “ = se eu fracassar, se eu não for bom, se todos rirem de mim, se eu for recusado.

Capítulo 07          Quando você der com a cara no chão, não deixe que suas decepções
                               Finquem raízes
Neste capítulo ele aborda o que é o fracasso comentando que este é um grande professor e que ajuda a moldar o caráter, a motivação e o sucesso.

Capítulo 08          O novo cara do pedaço
Aqui a atenção é dada à mudança externa e interna, ele afirma que a mudança externa não pode ser controlada mas a interna pode e deve ser controlada ( medos, vícios, paixões, amor, etc. ) Ele lembra que “ nada permanece igual para sempre “.

Capítulo 09        Confie  nos outros, mais ou menos
Neste capítulo o enfoque é centralizado na leitura da linguagem corporal, no tom da voz, nas expressões faciais e no olhar das pessoas ao nosso redor. Lembra que existe um comportamento social adequado aos diversos segmentos da sociedade e que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Cada ser humano precisa de compartilhar suas idéias, precisa de aconselhamento e opiniões sinceras e incentivadoras.

Capítulo 10       Abraçando oportunidades
Este é o capítulo do grande lembrete : “ você é responsável por seu próprio sucesso “ onde “ as decisões que você tomar hoje o acompanharão no futuro “.

Capítulo 11      As regras absurdas
Nas regras absurdas ( coisas que são criticadas por certas pessoas ) encontramos : ser brincalhão, rir de si mesmo, parar e pensar, viver no limite e ele afirma “ não temos a menor idéias do que Deus planejou para nós a cada dia, mês ou ano”.

Capítulo 12       Faça da generosidade a sua missão
Aqui ele nos mostra que devemos fazer o que pudermos  todos os dias e fazer para os outros o que queremos para nós mesmos. É neste capítulo que ele descreve o que significa “ viver sem limites “ e relata que a intenção ao escrever este livro é “ acender as chamas da fé e da esperança em cada leitor “.

Fontes = indicação de sites e aplicativos para smartphones
Anexo = fotografias tiradas desde bebe à idade adulta mostrando sua vida física.

Sobre o autor = Nicholas James Vujucic
Seu pai quando jovem chegou a passar fome pois seu culto era perseguido pelos comunistas. Seus avós paternos e maternos emigraram para outros países para poderem praticar a crença cristã livremente. Sua mãe engravidou aos 25  anos e quando Nick nasceu, seu pai ao vê-lo passou mal, médicos e enfermeiras se admiraram com a sua aparência e, sua mãe, momentaneamente se recusou a ver a criança deficiente.  Ele possui a síndrome rara Tetra-Amelia causada por má formação embrionária que acarreta a ausência dos 04 membros. “ Se Deus é um Deus de amor, porque deixaria uma coisa dessas acontecer?”. Este era o comentário das pessoas da Igreja local. Aos 07 anos, na escola ele foi cruelmente rejeitado pelos colegas o que o obrigou a passar certo tempo em frente ao espelho tentando ver suas belas características. Lembrava sempre das palavras da mãe – “ você tem apenas algumas partes faltando “. Em 1992, aos 10 anos de idade os pensamentos negativos tomaram conta dele pois não conseguia se alimenta sozinho e isto o preocupava. Variadas perguntas fervilhavam em sua mente : como poder levar uma vida normal com emprego, esposa e filhos??? Certa vez, na escola  foi atacado por Bulling. E ao brigar com o ofensor pediu a este que ficasse de joelhos e ele sairia da cadeira de rodas para poderem brigar face a face. Após levar 02 belos socos ele desferiu imensa cabeçada no nariz do menino causando-lhe enorme sangramento. Em 1993 ele tentou se afogar na banheira e colocou para si uma idade limite onde  iria acabar com sua vida. Esta idade foi limitada aos 21 anos de idade. Havia um grande questionamento : como seria sua vida se nem um banho poderia tomar sem ser ajudado? Quando completou 12 anos de idade, sua família deixou a Austrália indo para a Califórnia. Enfrentou diversos apuros na escola e seus pais até cogitaram em o dar para adoção. Mesmo que seu corpo fosse apenas um tronco ele era um serelepe. Aprendeu a ficar ereto usando sua testa contra a parede ficando então com o pescoço fortíssimo, conseguindo assim se manter ereto. Ele nasceu com um pequeno pé com 02 dedos fundidos em 01. Foi feita uma cirurgia para separá-los. Tinha também tendência de estar constantemente em estado febril. Aos 13 anos apareceu uma espinha em seu nariz que crescia um pouco mais a cada dia. Diz ele que em 08 meses tinha a aparência da Rena de Nariz Vermelho de Papai Noel. Simplesmente era uma glândula sebácea inchada. Aos 15 anos de idade ele inicia seu processo de direcionar sua vida. Aos 17 anos iniciou a Life Without Limbs ( Vida Sem Membros ). Aos 20 anos ele empreende uma turnê para a África do Sul para palestrar em diversas congregações, escolas e orfanatos. Aos 21 anos se formou na Universidade Griffith com dupla diplomação : bacharel em comércio e planejamento financeiro e contabilidade. É pregador, palestrante motivacional e diretor da Life Without Limbs. Se tornou um exemplo  de vida para aqueles que buscam a felicidade sendo ou não deficiente. Além de contar sua história de vida e com certo grau de humor, ele propõe ao leitor a encontrar um propósito maior em sua vida.
 Dentre sua superação anoto : o uso de cadeira de rodas, atualmente eletrônica customizada, mergulho com scuba ( aparelho de respiração aquático independente  ) , surf, ...  Nick é casado com Kanae Miyahara .

Análise da obra : adquiri este livro após ter na mente uma reportagem vista na televisão. Queria saber um pouco mais de Nick Vujicic. Creio ter encontrado o que queria. Nick é uma lição de vida bem vivida, é superação, é o não se lamentar e ficar parado. Através de sua história de vida ele vai construindo o objetivo final da obra. Recomendo a leitura a todos dos 08 anos aos 100 anos e principalmente aos deprimidos, cansados, desorientados, etc. Várias referências bíblicas devem ser observadas e anotadas pelo leitor. Complementos da leitura podem ser feitos através de vídeos na Internet e pelos diversos sites sugeridos no livro pelo autor. Leitura agradável como uma conversa entre o autor e o leitor.

Nick Jujicic esteve no Brasil em dezembro de 2016. Deu palestras no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre .

Autor da resenha : Jacira Macedo Soares de Almeida      SolCira      11set1949       BR-RJ
Professora com formação acadêmica em artes, educação artística e educação especial. Ligada às artes através da música, prosa, poesia, dança e artes marciais com vasta experiência em educação infantil, adolescência e terceira idade.
SolCira
20abril2017


Nick Vujicic

Nenhum comentário: