sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Descartando coisas inúteis

Estes conselhos são fabulosos........
Descartar coisas que não usamos é bem difícil......
Os outros dá para levar um pouco...
Mas acho que o resto todos está ligado à primeira opção........
SolCira
out2015

Ritual da felicidade

 
Achei lindíssimo e super verdadeiro.
Gostaria de poder seguir à risca estes conselhos.
SolCira
out2015

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

terça-feira, 6 de outubro de 2015

terapia Cognitiva

A maneira como percebemos a realidade afeta nossas atitudes e comportamentos diante da vida.
Preste atenção na maneira como você encara a vida e observe como suas atitudes e seu humor mudam quando você modifica sua maneira de pensar.
Esse é o principal fundamento da Terapia Cognitiva.
 A Terapia Cognitiva Comportamental é  uma linha de psicoterapia proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação. Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições proposta por Beck a Terapia Cognitiva busca a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas.
Reestruturação cognitiva refere-se à reformulação do sistema de esquemas e crenças do paciente através da intervenção clínica que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados.
 
 
 A terapia cognitiva, também conhecida como terapia cognitiva comportamental* (Cognitive-Behavior Therapy, CBT) é um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de diversos transtornos mentais. A terapia cognitiva é estruturada para ter uma duração curta e se baseia na teoria cognitiva, uma teoria composta por 10 axiomas formais que embasam teoricamente diversos modelos e aplicações na prática clínica [2]. Alguns autores defendem que esta abordagem oferece um arcabouço conceitual sobre o qual diversas abordagens psicoterapêuticas poderiam ser integradas [2].
 
 
 
 
 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Alimentação

Além de dicas de estudos, livros, cursos e eventos sobre educação, o Canal do Ensino fala também sobre saúde. Afinal, saber mais sobre esse assunto, não deixa de ser um aprendizado. Aqui, vamos comentar sobre os 10 alimentos mais saudáveis do mundo.
Ter uma alimentação saudável reflete tanto no bom funcionamento do organismo como também na beleza de cabelos, unhas e pele, além de melhorar a concentração na hora de estudar.
Por isso, selecionar bem o que entra no cardápio é fundamental para trazer saúde ao corpo e mente. Segundo pesquisadores, existem certos alimentos considerados extremamente saudáveis e incluí-los ao dia a dia pode ser a saída certa para quem quer ter mais qualidade de vida.

Alimentos mais saudáveis do mundo

1 – Castanha-do-Pará
Elas finalizam perfeitamente doces, trazendo um toque especial ao sabor e ainda são benéficas à saúde. Uma castanha possui a quantidade certa de selênio que necessitamos por dia. O selênio é um mineral altamente antioxidante que garante longevidade, combate o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.
2 – Feijão
Tradicional da gastronomia brasileira, o feijão é rico em fibras. O velho e bom feijão brasileiro também tem bastante proteínas vegetais, que promovem saciedade, evitando os excessos alimentares.
3 – Linhaça
A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. Ela tem um efeito cardioprotetor promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides.
4 – Suco de uva tinto
É comprovado cientificamente que o consumo moderado de vinho reduz a pressão arterial. Alguns estudos mostraram que o suco de uva tinto é mais rico em flavonóides do que o vinho tinto, melhorando os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose e reduzindo a pressão arterial.
5 – Morango
Possui grande quantidade de flavonóides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. Evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral.
6 – Azeite de oliva
O azeite de oliva extravirgem, além de dar um toque especial no cardápio, previne doenças. O azeite ainda tem efeito inibidor de radicais livres, da oxidação do LDL e é também antitrombótico.
7 – Brócolis
Além de ser rico em antioxidantes, possui alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B, mantendo assim mesmo após o cozimento, uma boa quantidade destas vitaminas que influem no metabolismo energético e na imunidade.
8 – Abóbora
Todos os tipos de abóbora podem ser consumidas sem medo, afinal, além de trazer benefícios ao funcionamento do corpo, produz saciedade. Elas são ricas em beta-caroteno e também em fibras.
9 – Acerola
Assim como as laranjas, a acerola possui elevado teor de vitamina C, prevenindo gripes e resfriados. Elas são antioxidantes e possuem baixos índices glicêmicos, além de serem pouco calóricas.
10 – Cavala (peixe)
Este tipo de peixe possui duas vezes mais ômega-3 do que a sardinha e o salmão, sendo excelente no combate e prevenção das doenças cardiovasculares.
Comidas saudáveis para alimentar corpo e mente. Ajuda nos estudos, na concentração, no bom humor, na disposição… ou seja, pais e filhos podem investir, sem erro.
Mas se tiver alguma dúvida quanto a quantidades, consulte um nutricionista.
Até mais